Você já ouviu falar de disfunção tireoidiana? Para determinar essas doenças que afetam o organismo, o médico deve solicitar um exame de tireoide (como o TSH) para avaliar as glândulas e identificar possíveis problemas, como hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
Quer saber mais sobre essa glândula, como ela funciona e como é feito o exame TSH? Então siga a leitura e tire suas principais dúvidas. Veja!
O que é tireoide?
A tireóide é uma glândula localizada na parte em forma de borboleta do pescoço. Regula as funções dos órgãos vitais do corpo humano, como cérebro, fígado e coração, bem como o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
É uma das maiores glândulas do corpo humano, pesando cerca de 15 a 25 gramas. Também pode regular o ciclo menstrual, fertilidade, memória, atenção, humor, controle emocional e é conhecida por controlar o peso.
A glândula produz dois hormônios que são vitais para o corpo humano: o hormônio T3 (triiodotiroxina) e T4 (tiroxina). Esses dois hormônios estão presentes em todos os sistemas do nosso corpo.
Quando a glândula tireoide deixa de funcionar corretamente, ela libera hormônios em excesso, o que pode causar hipertireoidismo ou insuficiência de hormônios tireoidianos.
Para identificar corretamente o problema, o médico deve solicitar um exame de tireoide, como o TSH, para definir o tratamento adequado.
O que é o exame TSH?
O teste de TSH é usado para avaliar a função da glândula tireoide, que é uma glândula do corpo responsável por auxiliar vários processos metabólicos.
Acredita-se que mais da metade da população brasileira sofra de nódulos na tireoide. Porém, segundo estatísticas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo, apenas 5% desses nódulos são cancerígenos. No entanto, esses problemas devem ser diagnosticados precocemente para evitar o câncer.
O teste de TSH avaliará o nível desse hormônio no sangue, o que revelará se a tireoide produz muito T3 e T4 ou menos. A análise procede do seguinte modo:
- Quando os níveis de T3 e T4 no sangue estão abaixo do normal, o metabolismo desacelera e os níveis de TSH aumentam para estimular esses hormônios.
- Quando os níveis de T3 e T4 estão altos, o metabolismo se acelera e a hipófise reduz a liberação de TSH, reduzindo assim a estimulação sob a tireoide.
Como é feito o exame TSH?
A definição do teste de TSH é coletar amostras de sangue para análise em laboratório.
O sangue deve ser coletado com o estômago vazio por pelo menos 4 horas, o melhor horário é pela manhã, pois a concentração de TSH no sangue muda ao longo do dia.
Geralmente, não é necessário interromper o uso do medicamento antes do teste. No entanto, é importante informar ao laboratório e ao médico os medicamentos que você está usando, pois eles podem afetar a análise.
Quando é pedido o exame?
Na ausência de sintomas, apenas para avaliar o estado da tireoide, e em caso de hipertireoidismo, hipotireoidismo, tireoidite de Hashimoto, bócio, nódulos tireoidianos benignos ou malignos, pode-se solicitar TSH. E, no caso de regressão da tireoide, monitore a dose dos medicamentos substitutos da tireoide.
Conte com o Labcenter
Precisa de exames laboratoriais? Conte conosco. Há 22 anos, somos reconhecidos pela qualidade nos processos, tecnologia de ponta, profissionais especializados e agilidade na entrega dos resultados.
São 17 unidades de atendimento entre as cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Trancoso, Itabela, Itagimirim e Guaratinga.
Oferecemos também a opção de coleta domiciliar. Entre em contato conosco pelo site clicando aqui e solicite um orçamento agora mesmo. Até a próxima!
Deixe um comentário