Triglicérides ou triglicerídeos são as principais gorduras do nosso corpo e podem ser usados como reservas de energia. No entanto, se os seus níveis sanguíneos estiverem altos, pode aumentar o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Portanto, é importante monitorar e saber como diminuir os triglicérides.
Quando você come, seu corpo converte imediatamente todas as calorias de que você não precisa em triglicérides, que são armazenados em suas células de gordura. Assim essa gordura é liberada pelos hormônios quando seu corpo precisa energia entre as refeições.
O que causa e quais são os sintomas da hipertrigliceridemia?
Se você queimar menos calorias do que consome, especialmente calorias de carboidratos e gorduras, o teor de triglicérides pode ser maior causando assim a hipertrigliceridemia.
Porém, geralmente esses níveis elevados são um sinal de problemas de tireóide, diabetes mal controlado e doença renal ou hepática. Também pode ser um efeito colateral de certos medicamentos.
Quando o nível de triglicerídeos no sangue aumenta, o paciente tem uma chance maior de causar doenças: aterosclerose (placas de gordura nos vasos sanguíneos), fígado gorduroso (fígado gorduroso), pancreatite (inflamação pancreática) e até derrame (acidente vascular cerebral).
Pessoas com muito hipertrigliceridemia não apresentam sintomas. A única maneira de descobrir se há um problema com os níveis de triglicerídeos é fazer um exame de sangue.
No entanto, em alguns casos geralmente os genéticos, podem ter xantomas (quase verrugas) localizados em áreas de dobras, como pálpebras e cotovelos.
Como eu posso controlar?
Mantenha um peso saudável
Pergunte ao seu médico qual é o peso mais adequado para você. A boa notícia é que uma pequena perda de peso (três a cinco quilos) já pode reduzir muito seus níveis de triglicerídeos.
Reduza as calorias
Lembre-se de que o excesso de calorias é convertido em triglicerídeos e armazenado como gordura. Reduzir a quantidade de calorias consumidas reduzirá os triglicerídeos.
Evite alimentos açucarados e delicados
Carboidratos simples como refrigerantes, biscoitos e alimentos feitos de farinha branca aumentam os triglicérides.
Escolha gorduras saudáveis
Substitua as gorduras saturadas encontradas na carne por gorduras monoinsaturadas encontradas nas plantas (como azeite, amendoim e óleo de canola). Substitua a carne vermelha por peixes ricos em ácidos graxos ômega-3 (como bacalhau, salmão, sardinha e atum).
Limite o teor de álcool
O álcool é rico em calorias e açúcar e tem um efeito particularmente eficaz sobre os triglicerídeos. Mesmo uma pequena quantidade de álcool pode aumentar os níveis de triglicerídeos.
Pratique exercícios regularmente
Os exercícios regulares queimam o excesso de triglicerídeos e aumentam o colesterol “bom”. Tente se exercitar pelo menos 30 minutos por dia.
Visite seu médico e faça exames regularmente
Todas as pessoas com mais de 20 anos devem fazer esse exame pelo menos a cada cinco anos o diagnóstico é feito por meio de exames de sangue. Se diagnosticado, seu médico pode recomendar que você consulte um nutricionista e endocrinologista para monitorar e tratar melhor essas complicações.
Conte com o Labcenter
Precisa de exames laboratoriais? Conte conosco. Há 22 anos, somos reconhecidos pela qualidade nos processos, tecnologia de ponta, profissionais especializados e agilidade na entrega dos resultados.
São 17 unidades de atendimento entre as cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Trancoso, Itabela, Itagimirim e Guaratinga.
Oferecemos também a opção de coleta domiciliar. Entre em contato conosco pelo site clicando aqui e solicite um orçamento agora mesmo. Até a próxima!
Deixe um comentário