Você já ouviu falar nas disfunções da glândula da tireoide? Para identidade essas doenças que afetam o organismo, o médico deve solicitar exames da tireoide para avaliar a glândula e identificar possíveis problemas, como hipertireoidismo ou hipotireoidismo, por exemplo.
Quer saber mais sobre essa glândula, como ela funciona e quando se preocupar com possíveis problemas? Então siga a leitura e tire suas principais dúvidas. Além disso, vamos mostrar para você quais são os principais exames que detectam a doença. Veja!
Exames da tireoide que avaliam a glândula
O que é tireoide?
A tireoide, também chamada de tiroide, é uma glândula localizada na parte do pescoço em forma de borboleta. Ela regula a função de órgão importantes no organismo como cérebro, fígado e coração e também no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Uma das maiores glândulas do corpo humano, chega a pesar cerca de 15 a 25 gramas em uma pessoa adulta, agindo também na regulação dos ciclos menstruais, fertilidade, memória, concentração, humor, controle emocional e, como é mais conhecida, no controle do peso.
A glândula produz dois hormônios essenciais para o organismo: os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Esses dois hormônios estão presentes em todos os sistemas do nosso organismo.
Quando a tireoide não funciona corretamente, ela libera hormônios em excesso, causando o hipertireoidismo ou em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo.
Para identificar o problema de forma adequada, o médico deve solicitar exames da tireoide para definir o tratamento adequado.
O que causa hipotireoidismo?
A doença de Hashimoto, também chamada de Tireoidite de Hashimoto é a causa mais comum da doença.
Esse distúrbio acontece o próprio sistema imunológico ataca e danifica a tireoide. Desse modo, a glândula passa produzir a quantidade insuficientemente do hormônio da tireoide.
O hipotireoidismo é mais frequente entre as mulheres. Na maioria dos casos, a doença acomete pacientes acima dos 50 anos e com tendência familiar.
Entre os sintomas do hipotireoidismo estão: sonolência, leve ganho de peso, cansaço, alterações no humor, pele seca, queda de cabelo, prisão de ventre, entre outros.
O que causa hipertireoidismo?
Também uma doença autoimune, a causa mais comum de hipertireoidismo é decorrente da doença de Graves.
Esse problema surge quando o sistema imunológico ataca a tireoide e prova o seu aumento, estimulando a glândula a produzir excessivamente os hormônios.
Ela é uma afecção crônica, ou seja, se mantém a longo prazo e normalmente acontece em pessoas da mesma família que já tem histórico da doença.
Entre os sintomas do hipertireoidismo estão: perda de peso rápida, unhas frágeis e quebradiças, queda de cabelo, agitação, entre outros.
Como a doença é detectada?
Para detectar se os níveis de TSH, hormônio estimulador da tireoide estão altos, e se os números de T4, hormônio da tireoide estão baixos, pode-se realizar alguns exames.
Veja exames da tireoide que avaliam a glândula:
- Dosagem de hormônios da tireoide: a dosagem de hormônios da tireoide através de exame de sangue;
- Dosagem de anticorpos: exame de sangue feito para dosar anticorpos produzidos pelo organismo contra a tireoide;
- Ultrassonografia da tireoide: realizada para avaliar o tamanho da glândula e a presença de alterações como cistos, tumores, bócio ou nódulos;
- Biópsia da tireoide: exame feito para identificar se o nódulo ou cisto na tireoide é benigno ou maligno.
Quando fazer os exames?
Os hormônios geralmente são dosados durante o check-up anual, uma série exames específicos que mapeiam a saúde do paciente.
Recomenda-se que homens e mulheres acima de 35 anos mantenham os exames de rotina anualmente. É importante também, buscar realizar os exames da tireoide caso possua familiares com a doença.
É importante estar atento, pois mesmo que não se apresente sintomas, independente da idade e sexo, qualquer pessoa pode desenvolver problemas na glândula.
Conte com o Labcenter
Precisa de exames laboratoriais? Conte conosco. Há 22 anos, somos reconhecidos pela qualidade nos processos, tecnologia de ponta, profissionais especializados e agilidade na entrega dos resultados.
São 17 unidades de atendimento entre as cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Trancoso, Itabela, Itagimirim e Guaratinga.
Oferecemos também a opção de coleta domiciliar. Entre em contato conosco pelo site clicando aqui e solicite um orçamento agora mesmo. Até a próxima!
Deixe um comentário