O espermograma é um exame que consiste na coleta e análise das características e composição do sêmen. É solicitado para verificar a capacidade reprodutiva do homem e investigar possíveis problemas de infertilidade.
A incapacidade reprodutiva não está ligada à masculinidade ou à potência sexual, e pode aparecer em pessoas de todas as idades. Para saber mais sobre o assunto, como funciona o exame, para que serve e quando deve ser realizado, continue a leitura.
O que é analisado no espermograma
Com o exame é possível verificar e identificar alterações em aspectos físicos do sêmen, como cor, volume, viscosidade e pH. As alterações nesses fatores pode indicar problemas de fertilidade masculina e ajudar na identificação da causa.
Na análise dos espermatozóides, são considerados fatores como a quantidade do gameta por mL, a morfologia, a vitalidade e a movimentação. O exame pode ser solicitado com ou sem a avaliação da capacitação espermática.
Com a avaliação espermática, é simulado um processo que acontece no trato reprodutor feminino. Nele, o espermatozóide sofre alterações químicas para possibilitar a fecundação do óvulo. Sem passar pelo processo, o espermatozóide não consegue realizar a fecundação.
Para analisar a capacidade dos espermatozóides de passar pelo processo de capacitação, o laboratório simula as condições do ambiente uterino e verifica a quantidade de gametas móveis após o processo. Esses gametas que continuam em movimento são os que estariam aptos a fecundar o óvulo, e quanto menor a quantidade, menores as chances de sucesso numa tentativa de gravidez.
Preparação para a coleta
O exame exige uma preparação nos dias anteriores à coleta. É necessária a abstinência sexual por um período que pode ser de três a cinco dias. Durante esse dias, também é importante não praticar a masturbação.
De cinco a sete dias anteriores ao exame, o paciente não deve consumir bebidas alcoólicas. Além disso, é importante seguir as orientações de preparação passadas pelo médico ou laboratório.
A coleta é feita em local reservado, através da masturbação, utilizando um frasco próprio para o exame de espermograma.
Quando realizar o exame
O exame é solicitado pelo médico para verificar a fertilidade do homem em casos em que o casal está tentando ter filhos e, mesmo após várias tentativas, não obtém sucesso. Após o período de seis meses a um ano de tentativas, é recomendada a realização de exames para verificar a fertilidade do casal.
Para determinar a capacidade reprodutiva do homem, o principal exame solicitado é o espermograma. Dependendo do resultado, outros exames podem ser solicitados para ajudar a chegar num diagnóstico e planejar um tratamento.
Outros exames
Em caso de resultado alterado do espermograma, o médico pode solicitar outros exames para identificar a causa do problema. Entre eles, exames hormonais, ultrassonografia testicular e até a análise do cariótipo para verificar causas genéticas.
Todo resultado de exame deve ser interpretado por um médico para correto diagnóstico e tratamento.
Causas de infertilidade em homens
A infertilidade masculina pode ser causada por vários fatores. A ausência ou a diminuição da quantidade de espermatozóides, alterações morfológicas do gameta ou a sua baixa movimentação são algumas causas que podem ser detectadas pelo exame de espermograma.
Alguns hábitos podem contribuir para a perda da capacidade reprodutiva em homens, como o fumo, o alcoolismo e o uso de anabolizantes. Manter relações sexuais sem o uso de preservativo também é um fator agravante, pois possibilita contrair infecções sexualmente transmissíveis que podem levar à infertilidade.
Fatores que podem interferir nos resultados do espermograma
Alguns hábitos podem interferir no exame, causando alterações no resultado. O estresse, além de ser muito prejudicial à saúde física e psicológica, pode alterar o resultado do espermograma.
Substâncias como o álcool e a cafeína em excesso, o tabagismo e casos de infecção são outros fatores que podem levar a resultados alterados no exame. Além disso, a prática excessiva de exercícios físicos também pode interferir no teste.
Conte com o Labcenter
Venha fazer seu exame conosco. Há 22 anos somos conhecidos pela qualidade de processos, alta tecnologia, profissionais especializados e agilidade na entrega de resultados.
São 17 unidades de atendimento entre as cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Trancoso, Itabela, Itagimirim e Guaratinga.
Oferecemos também a opção de coleta domiciliar. Entre em contato conosco pelo site clicando aqui e solicite um orçamento.
Deixe um comentário