Covid-19: mitos e verdades sobre a doença

Covid-19 - mitos e verdades sobre a doença - blog LabecenterLab

Há alguns meses, nos vimos obrigados a mudar totalmente nossos hábitos e rotina em função de uma nova doença com alta propagação e que em pouco tempo, foi considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma pandemia.

Descoberta no final de 2019 e com grande incidência de casos em todo o mundo, o surgimento da Covid-19 trouxe uma série de dúvidas em relação a doença.

Para ajudar você na prevenção contra o coronavírus, reunimos alguns mitos e verdades acerca do tema. Boa leitura!

Mitos e verdades sobre a Covid-19

O coronavírus pode permanecer por até 3 dias em uma superfície

Verdade.

Segundo uma recente pesquisa publicada no The New England Journal of Medicine, o coronavírus permanece até 3 dias dependendo da superfícíe. No ar, o vírus sobrevive em suspensão por até 3 horas, porém, em superfícies como papelão pode permanecer até 24 horas.

No entanto, nas superfícies feitas de plástico e aço inoxidável, o coronavírus permanece ativo de dois a três dias.

É importante estar atento à higienização de objetos pessoais, como o celular e evitar tocar em corrimãos, balcões, prateleiras ou qualquer lugar que passa na mão de muitas pessoas.

O álcool 96% é melhor para proteção

Mito.

Para higienização das mãos, deve-se usar apenas o álcool 70%. Isso porque nesta porcentagem, o álcool é mais hidratado e se torna um bactericida mais eficazes do que o álcool 96%.

Mas por ser uma porcentagem maior, não deveria ser mais forte? Não é o caso! Quando se utiliza o álcool 96% para desinfecção, acontece uma coagulação extremamente rápida e sem penetração no interior da célula do coronavírus. 

Em outras palavras, ele apenas resseca muito rápido a parte externa do vírus, mas não mata os microorganismos.

Já o álcool 70%, por ser mais hidratado, penetra o interior da célula e também retarda a evaporação, permanecendo ativo por mais tempo nas mãos.

Colocar a roupa no sol elimina o vírus

Mito.

O sol não elimina o coronavírus do tecido das roupas, para isso, é preciso colocar as roupas que foram usadas na rua para lavar com água e sabão, preferencialmente, na máquina de lavar.  O mesmo é recomendado para os sapatos. Complete a limpeza lavando as mãos e rosto e, se possível, tome banho. Lembre-se ao sair de casa, evite usar anéis e brincos e prenda o cabelo. 

Pessoas com máscaras podem contrair o Coronavírus 

Verdade.

A máscara é apenas um dos itens que podem ser utilizados para proteção contra o coronavírus, porém, não evita a contaminação. 

Existem diversas formas de contrair a doença mesmo estando com a máscara de proteção, uma delas, por exemplo, é através do contato das mãos em superfícies contaminadas e logo após tocar os olhos, boca ou nariz sem higienização. 

Os sintomas são parecidos com o de um resfriado comum 

Verdade.

Os principais sintomas da Covid-19 são semelhantes aos do resfriado comum, como tosse, espirro, febre, fadiga e fraqueza. 

Porém, sintomas como dor de garganta, diarreia, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, dificuldade de respirar ou falta de ar e dor ou pressão no peito são menos comuns e mais graves. 

Neste caso, o indivíduo deve procurar uma unidade de saúde para conduzir adequadamente o tratamento.

Cães e gatos podem transmitir a doença

Mito. 

Não precisa se preocupar com o seu pet, pois não há evidências de que animais domésticos podem transmitir a doença.

No entanto, recomenda-se lavar as patas e focinho do animal com água e sabão após o passeio e higienizar as mãos após entrar em contato com qualquer animal na rua. 

Animais silvestres podem transmitir o coronavírus.

Verdade. 

Diferentemente de animais domésticos como cães e gatos, os animais silvestres como morcegos e cobras, por exemplo, podem ser capazes de transmitir a doença.

Doenças crônicas aumentam o risco de complicações do coronavírus

Verdade.

Segundo um estudo publicado no The Lancet, pacientes com doenças cardíacas, hipertensão ou diabetes, que são tratados com medicamentos, têm maior risco de infecção grave por Covid-19. 

Isso porque alguns medicamentos utilizados por quem sofre de doenças crônicas como as citadas, contém enzima conversora de angiotensina 2, chamada de ECA-2, usada pelo coronavírus para infectar as células. 

Existe um exame capaz de detectar a Covid-19

Verdade.

Atualmente, já estão disponíveis no mercado uma série de testes para diagnóstico da Covid-19. Veja como funcionam alguns testes:

  • RT-PCR: a confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, detectada na coleta de raspado de nasofaringe.
  • IgM e IgG: através de amostras de sangue que detectam a presença de anticorpos (IgM e o IgG) produzidos pelo corpo após a infecção do vírus.

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre a Covid-19, é importante continuar com os cuidados para prevenção e controle do coronavírus.

Precisa realizar o exame? Entre em contato e consulte a disponibilidade da coleta pelo nosso site clicando aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *