Whatsapp Eunápolis: (73) 98181-3421 - Porto Seguro: (73) 98102-5466     -       Telefone Matriz Eunápolis: (73) 3281.3649     -       Email labcenterlaboratorio@uol.com.br
Hemograma: Para que serve? | LABCENTER Laboratório I Eunápolis e Porto Seguro

Hemograma: Para que serve?

Por: | Tags: | Comentários: 0 | 12 de junho de 2019

Existem alguns exames médicos que são bem conhecidos e quase todo mundo já fez. Entre esses procedimentos está o hemograma.

Mas mesmo sendo tão popular, será que todo mundo sabe para que exatamente ele serve? Por que o hemograma é tão importante?

Neste post vamos responder a essas perguntas e mais. Vamos conversar também sobre quais doenças podem ser identificadas através de um hemograma, ou até mesmo se existe mais de um tipo.

Vamos lá!

O hemograma, avalia a saúde do paciente de maneira geral e identifica possíveis desordens.

Esse exame não pode ser considerado como um teste de sangue simples, pois, neste caso, é necessário que o médico especifique o que será analisado. O hemograma completo pode ser chamado simplesmente de “hemograma”, pois não existe hemograma que não seja completo.

No caso dos exames de sangue simples ou habituais, o médico pede algo específico, por exemplo, o nível de colesterol. Já o hemograma analisa as principais células constituintes do sangue e identifica possíveis desequilíbrios. Entre as alterações que podem ser avaliadas por meio do exame estão a anemia, infecções e leucemia.

O hemograma avalia os três principais grupos de células do nosso sangue: hemácias (glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e nutrientes para o corpo), os leucócitos (glóbulos brancos, que atuam no sistema imune) e as plaquetas (que modulam a coagulação).

QUANDO O EXAME É PEDIDO?

O hemograma, é um exame solicitado de forma recorrente pois auxiliar ao médico no diagnóstico de várias doenças. Ele por exemplo ajuda o médico a entender o que pode estar causando fadiga, fraqueza, febre ou perda de peso não-intencional, anemia, infecções e doenças do sangue, como leucemia.

O exame também ajuda no acompanhamento de tratamentos e auxilia na checagem de se o corpo do paciente está reagindo bem a um tratamento medicamentoso ou com radiação, se as taxas estão saudáveis antes de uma cirurgia ou procedimento e também a quantidade de sangue perdida em uma hemorragia.

SEJA UM HEMOGRAMA, EXAME DE SANGUE SIMPLES, OU ATÉ MESMO OUTRO TIPO DE EXAME NO LABORATÓRIO LABCENTER VOCÊ ENCONTRA, POIS TEMOS MAIS DE 2000 TIPOS DE EXAMES.

 

 

Site desenvolvido pela Trupe Propaganda