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Ar Condicionado: Qual a temperatura ideal para uma boa noite de sono?

Por: | Tags: | Comentários: 0 | 10 de maio de 2016

Algumas vezes, acordamos mais cansados do que quando fomos dormir, não é mesmo? Isso é um sinal de que o nosso sono não está regulado e que a nossa noite não foi das mais agradáveis. A dificuldade na hora de dormir está relacionada a diversos fatores, como genética, alimentação e o clima do ambiente. Em nosso post de hoje, vamos descobrir qual é a temperatura ideal para uma boa noite de sono, além de enumerar algumas dicas para ter um descanso mais tranquilo.

Se você sempre acorda cansado, com muita vontade de se jogar na cama e voltar a dormir, é bom observar algumas pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença em suas preciosas horas de sono. O clima do ambiente é um fator muito importante, pois influencia diretamente o seu conforto e bem estar. Alguns especialistas afirmam que a temperatura ideal do quarto deve estar entre os 18°C e 19°C, mas é preciso levar em consideração que o conforto térmico varia de pessoa para pessoa.

Por isso, o aparelho de ar-condicionado no quarto é um grande aliado às suas noites de sono tranquilas, bem como para a sua qualidade! Com o aparelho, você pode controlar a temperatura que mais lhe agrada, mantendo o ambiente confortável para o descanso do corpo e da mente de acordo com as suas necessidades. Nas cidades mais quentes, onde as temperaturas sempre ultrapassam a casa dos 20°C, ter um ar-condicionado no quarto é, também, uma questão de saúde!

Já sabemos que a temperatura agradável é uma grande amiga do nosso descanso! Agora, vamos enumerar algumas outras dicas que vão te ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.

1. Crie um ambiente aconchegante: O seu quarto merece todo o conforto! Invista em um bom colchão, adequado as suas necessidades posturais. Atualmente, a escolha do colchão da cama também é uma questão de saúde, muitas vezes até de recomendação médica. Outra dica é usar lençóis feitos de fibras naturais, pois eles permitem uma maior respiração da pele.

2. Desconecte-se: Ir dormir logo depois que desligar o computador ou assistir televisão não é uma atitude recomendável. Essas atividades estimulam o cérebro ao invés de relaxar. Outra questão é que a luz emitida por esses aparelhos eletrônicos prejudica a produção de melatonina pelo cérebro, hormônio responsável pelo nosso sono. A dica é desligar todos os aparelhos pelo menos 1 hora ante de ir se deitar.

3. Cuidado com a cafeína: Você sabia que a cafeína permanece em nosso organismo por aproximadamente 12 horas? A dica, então, é evitar bebidas como café e refrigerantes. Essas bebidas são mais recomendadas no período da manhã e início da tarde.

4. Faça exercícios matinais: Algumas pesquisas apontam que o hábito de fazer atividades físicas pela manhã ajuda a melhorar a qualidade do sono. A explicação é que, ao fazer exercícios durante a noite, ou ao final da tarde, a temperatura corporal demora a baixar, o que pode atrapalhar o nosso descanso posterior.

5. Levante cedo aos fins de semana: Para muita gente, dormir até mais tarde só é possível aos fins de semana. Porém, esse hábito pode ser prejudicial à qualidade do seu sono durante os outros dias. É preciso manter uma rotina. Alterar o ciclo normal do sono pode causar diversos problemas, como a insônia.

 

Então é isso! Não se esqueçam das dicas. Com algumas pequenas mudanças em nossos hábitos diários, conseguimos ter uma noite de sono com muito mais qualidade.

Fonte: Newtemp.com.br

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